September 3, 2020
Tem implantes dentários? E Agora?
Saiba todos os cuidados que deve ter.
A melhor forma de manter os seus implantes dentários em perfeitas condições e de forma duradoura é através de uma adequada manutenção.
As questões relacionadas com a higiene oral diária e de manutenção no consultório dentário determinam a durabilidade destes tratamentos. As bactérias que se acumulam junto aos implantes provocam inflamação dos tecidos que o rodeiam, podendo até levar à destruição do osso que segura o implante.
Estas infecções não doem e, de forma silenciosa, podem levar à perda do(s) implante(s). Apenas profissionais de saúde oral especializados e com formação nesta área estão habilitados para detectar os problemas que podem surgir com os seus implantes e actuar o mais depressa possível para os resolverem.
Quais os problemas que podem surgir?
A acumulação de placa bacteriana (uma matriz de bactérias com restos alimentares em decomposição) junto aos implantes e gengiva, podem provocar:
MUCOSITE
- Inflamação e sangramento da gengiva que circunda o implante
- Edema e vermelhidão da gengiva
Tratamento da Mucosite
Para tratamento uma mucosite é necessário recorrer à consulta de manutenção de implantes na qual são realizados os seguintes procedimentos:
- eliminação de todos os depósitos duros e moles;
- redução da inflamação;
- desinfecção das próteses e pilares dos implantes;
- utilizam-se ainda irrigações de anti-bacterianos e por vezes torna-se necessário ajustar as próteses para evitar acumulação de placa bacteriana.
PERI-IMPLANTITE
- Perda óssea em redor do implante
- Bolsas à volta dos implantes (verificado na consulta)
- Hemorragia e /ou pús
- Implante com mobilidade
- Exposição da rosca do implante
- Possível necessidade de remoção do implante
Tratamento da Peri-implantite
O tratamento da peri-implantite consiste na remoção de placa bacteriana com terapia cirúrgica e/ou não cirúrgica por forma a descontaminar a superfície do implante e prevenir uma progressão da doença. É realizada a raspagem do implante, associação com desinfectantes e uso de antibióticos. A adaptação da prótese sobre os implantes é igualmente avaliada e são eliminados os factores que favoreçam a acumulação de placa bacteriana.
Poderá ser necessária a regeneração óssea com a utilização de enxertos ósseos e membranas regenerativas para recuperar o osso perdido.
As pessoas que tenham antecedentes de doenças periodontais (doenças da gengiva), os diabéticos, os fumadores e os bruxómanos (pessoas com o hábito de ranger os dentes - bruxismo) devem ter e receber maiores cuidados, uma vez que a possibilidade de desenvolverem doença à volta dos implantes é maior.
Quais os sinais de alarme a que deve estar atento?
- Mau hálito
- Gengiva avermelhada
- Sangramento
- Inchaço em redor do implante
- Pús
- Bolsas na gengiva e perda óssea (situações apenas verificáveis pelo profissional de saúde oral)
O que pode fazer diariamente para cuidar dos seus implantes?
Assim como nos dentes naturais se acumulam restos alimentares e bactérias isto também acontece junto dos implantes. Os restos alimentares e as bactérias danificam os tecidos que circundam e suportam os implantes, razão pela qual a higiene oral diária deve ser rigorosa.
Para uma eficaz higiene oral existem recursos recomendados pelo seu dentista/higienista oral como escovas de dentes com uma angulação própria para alcançar melhor os implantes, assim com escovas unitufo (A), escovilhões inter-dentários (B), fio dentário (C), máquinas com jacto de água (D).
As consultas programadas de manutenção de implantes devem ser regulares variando a sua periodicidade de acordo com as necessidades de cada um, sendo definidas pelo seu Médico Dentista dedicado à área de Periodontologia. (normalmente entre 3 a 6 meses).
Nas visitas de rotina é verificada a quantidade de osso à volta do implante, o estado da saúde gengival, é realizada uma limpeza profissional para eliminar placa bacteriana e tártaro na superfície da prótese/coroas e à volta dos implantes.
Eventualmente poderá ser necessário trocar alguma peça, como por exemplo os parafusos que ligam a prótese ao pilar que conecta ao implante pelas seguintes razões:
- Falta de cuidados de higiene oral;
- Doença periodontal que destrói o osso junto ao implante;
- Fractura da prótese.
A pessoa com implantes deve ter o mesmo cuidado a mastigar alimentos duros de forma idêntica ao de pessoas com dentes naturais.
Uma mucosite não tratada poderá evoluir para uma peri-implantite!!!
O Albufeira Health Institute ® é composto por um Departamento de Periodontologia com profissionais credenciados e especializados na prevenção, acompanhamento e tratamento de pacientes com implantes dentários, venha conhecer-nos! Estamos à sua espera!
Podemos fazer muito pela sua Saúde Oral!